Quais os Efeitos da Primeira Sessão de Quimioterapia

Quimioterapia pode ser uma parte muito importante do tratamento do câncer. Neste contexto, existem estratégias que podem ser tomadas para cuidar do bem-estar e lidar com os possíveis efeitos colaterais desse tratamento.

Hoje vamos conversar sobre possíveis efeitos na primeira sessão de quimioterapia, trazendo também dicas para te ajudar. Continue a leitura para saber mais!

Quais os Efeitos da Primeira Sessão de Quimioterapia

O que é a quimioterapia?

A quimioterapia é um tratamento médico que utiliza medicamentos conhecidos como quimioterápicos para combater células cancerígenas no corpo. Esses medicamentos podem ser administrados por via oral, intravenosa ou através de injeções, dependendo do tipo de câncer e do protocolo de tratamento. 

Os quimioterápicos atuam inibindo o crescimento e a divisão das células cancerígenas. A escolha do esquema terapêutico depende do estágio e do tipo de câncer. A quimioterapia também pode ser utilizada em combinação com outros tratamentos.

Sessões

A quantidade de sessões de quimioterapia varia de acordo com alguns fatores. A maioria dos casos precisa de mais de uma sessão.

Duração dos efeitos

A duração dos efeitos também podem variar de acordo com o protocolo de tratamento.

Quais efeitos podem ocorrer na primeira sessão de quimioterapia?

Os efeitos podem variar amplamente, dependendo do tipo de câncer e do protocolo de tratamento. Eles podem incluir náuseas, vômitos, fadiga e perda de apetite, entre outros. Uma preocupação comum é se ocorrerá queda de cabelos. Isso também varia de acordo com os medicamentos necessários.

Os efeitos da quimioterapia são acompanhados pela equipe profissional, que orienta e ajuda a lidar com eles. Náusea e vômitos podem ser controlados com medicamentos, por exemplo. Dependendo dos efeitos, pode ser preciso fazer ajustes no tratamento.

É importante que os pacientes informem seus médicos sobre quaisquer sintomas e efeitos para que possam ser gerenciados adequadamente. Embora a primeira sessão de quimioterapia possa ser difícil, é possível se adaptar ao tratamento com o tempo e encontrar maneiras de lidar com os efeitos colaterais, trazendo mais bem-estar e conforto.

Como lidar com os efeitos da quimioterapia?

Lidar com os efeitos da primeira sessão e do tratamento de quimioterapia como um todo pode ser desafiador, mas há estratégias que podem ajudar a enfrentar essa jornada com mais conforto e bem-estar. Confira algumas dicas! 

Distrações durante a sessão

Leve distrações para a quimioterapia, como livros, música, revistas ou outras atividades que você possa fazer durante a sessão. Conversar com pessoas também pode ser uma boa opção.

Saúde emocional

Procure apoio emocional, seja de pessoas já conhecidas ou grupos de apoio a pessoas com câncer, por exemplo. 

Conversa com psicólogo

Conversas com um psicólogo também podem ser benéficas, sendo que o trabalho desse profissional envolve escutar sem julgamentos, fornecendo um espaço confortável para se expressar como quiser.

Formas de lazer

Tanto na sessão em si quanto durante o tratamento de câncer no geral, descubra atividades que lhe tragam entretenimento e relaxamento. Pode ser leitura, música, formas de praticar arte ou meditação, por exemplo.

Comunique-se com a equipe médica

Mantenha uma comunicação aberta e honesta com seu médico e equipe de enfermagem. Eles podem ajustar o tratamento ou fornecer medicamentos para aliviar os efeitos colaterais.

Alimentação

Você também pode conversar com os profissionais sobre dicas personalizadas de alimentação para trazer mais bem-estar. Podem ser indicados os alimentos para aliviar sensações como a boca seca, ou mesmo para contribuir para sua energia.

Hidratação

Beba bastante água para evitar a desidratação, especialmente se houver vômitos. Pode ser indicado evitar o consumo de líquidos junto com refeições.

Cuidados com a pele

Proteja a pele do sol e use loções suaves para lidar com a pele seca ou sensível.

Exercícios

Exercícios podem ser benéficos dentro dos limites da sua energia. Caminhadas suaves podem ajudar a combater a fadiga, por exemplo.

Descanse

Priorize o descanso e o sono adequado para ajudar na recuperação.

Planejamento e Registro

Mantenha um registro de seus sintomas e efeitos colaterais para compartilhar com a equipe médica. Você também pode registrar de pensamentos e emoções.

“Quimioterapia” traz desafios, mas é muito importante. Com formas para lidar com efeitos colaterais e aumentar o bem-estar, os pacientes podem passar pelo tratamento com mais conforto.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.