O corpo clínico do Instituto de Oncologia São Roque é formado por profissionais experientes e capacitados, provenientes de instituições de renome. Confira:
Dr. Júlio César Prestes
CRM 94.131 – Oncologista Clínico
Dra. Tais Scomparin de Moraes
CRO 72.132 – Cirurgiã-Dentista
Dra. Aline Muller da Silva
CRM 190.016 – Oncologista Clínica
Dra. Glaucia Medeiros Ribeiro
CRM 173353/SP – Oncologista clinica
Dr. Hugo Fontan Köhler
CRM 94.123 – Cirurgião Oncológico e Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Dra. Ariella Cássia de Moura
CRM 144.898 – Hematologista
Dra. Cleomara Angélica Caldeira Vieira
CRM 191.672 – Hematologista
Dra. Bianca Zocca Moreira Calvilho
CRM 122.878 – Hematologista e Hemoterapeuta
Equipe Multidisciplinar
O IOSR conta com uma equipe multidisciplinar que aborda todas as etapas do tratamento do paciente, não somente o câncer, mas a pessoa que está sendo tratada. Por isso, contamos com vários outros especialistas no corpo clínico. Conheça-os:
Flavia Rozendo Garcia
CRN 27067 - Nutricionista OncológicaDaniela Recinella F. Campos
CRP 06/42398 - Psicóloga Clínica e HospitalarGiordana Abílio Lava Cerioni
CRP 06/129001 - PsicólogaAline Shirata
CRF-SP 66559 – FarmacêuticaCarolina Brunetti
COREN – SP 578734 – Enfermeira especialista em OncologiaAna Paula de Oliveira Pedroso
COREN SP: 369.521 – EnfermeiraAtuação
O IOSR – Instituto de Oncologia São Roque está capacitado a realizar o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de câncer.
Além da experiência reconhecida dos especialistas em Oncologia Clínica, o Instituto conta com profissionais capacitados em áreas estratégicas, que atuam de forma interdisciplinar no planejamento e tratamento do paciente oncológico.
A equipe interdisciplinar é composta por especialistas em oncologia clínica, cirurgia oncológica, mastologia, oncoginecologia, oncohematologia, tratamento de dor.
Além disso, o paciente pode contar, de acordo com indicação de seu médico, com o suporte de terapias de apoio durante seu tratamento, realizado por um time multidisciplinar composto por: enfermagem oncológica, farmacêutica oncológica, acupuntura, fisioterapia, nutrição e psicologia.
Oncologia Clínica
O médico oncologista clínico está capacitado a diagnosticar, tratar e acompanhar o paciente, independentemente do tipo de câncer, orientando-o quanto ao melhor tratamento. Nesse contexto estão a cirurgia, a hormonioterapia, a quimioterapia e a radioterapia.
Os procedimentos podem ser utilizados individualmente ou em combinações específicas, conforme o caso. Sob o ponto de vista do paciente, o médico oncologista clínico é aquele que irá definir e acompanhar o planejamento de seu tratamento e, se necessário, também indicará outros especialistas a serem envolvidos.
Mastologia
O médico mastologista é o especialista em doenças da mama, entre elas o câncer de mama, patologia que se diagnosticada e tratada no início tem mais de 90% de chances de cura. Em geral, os pacientes procuram o mastologista encaminhados pelo ginecologista em função de suspeita ou diagnóstico estabelecido de câncer de mama. Também há casos de pacientes que procuram diretamente o mastologista diante de alguma queixa ou alteração nas mamas.
No IOSR, o paciente realiza consulta com o mastologista que, além do exame clínico, poderá solicitar exames adicionais de imagem. Se for confirmado o diagnóstico de câncer de mama, o tratamento poderá incluir quimioterapia e cirurgia. No pós-operatório, a fisioterapia é muito importante para total reabilitação da paciente. A cirurgia será realizada pelo especialista em hospital indicado ou selecionado entre os cobertos pelo convênio do paciente. Já a quimioterapia e a reabilitação são feitas no próprio IOSR.
Oncoginecologia
Essa especialidade cuida de câncer e de lesões pré-malignas localizadas na vulva, vagina, útero e ovários. Em geral, essas doenças são diagnosticadas, inicialmente, pelo ginecologista no exame de rotina, que, em caso de suspeita ou diagnóstico confirmado, encaminha sua paciente para o oncoginecologista. Por essa razão, é muito importante realizar os exames anuais indicados pelo ginecologista, que pode diagnosticar precocemente um câncer, condição essencial para garantir o melhor resultado do tratamento.
O câncer de ovário e o de colo de útero, por exemplo, não apresentam sintomas na fase inicial. No entanto, o ginecologista pode desconfiar da doença em um exame clínico ou de imagem. O câncer de colo de útero na fase inicial pode ser diagnosticado por meio do exame de Papanicolau. O câncer de vulva e de vagina são mais raros, mas podem ser diagnosticados em um exame clínico em consultório.
Importante que mulheres de qualquer idade que já passaram pela menopausa mantenham a visita anual ao ginecologista porque nessa fase da vida correm mais risco de apresentar algum tipo de câncer ginecológico que, como os demais tipos de câncer, são doenças relacionadas ao envelhecimento.
Concluído o tratamento de câncer ginecológico, as pacientes realizam o seguimento para garantir que não há recidiva da doença. Esse acompanhamento deve permanecer pelo menos por cerca de cinco anos após a cura da doença.
Tratamento da dor
A presença de um fisiatra na equipe interdisciplinar de cuidados do paciente oncológico é muito importante para a manutenção da qualidade de vida. Isso porque esse especialista atua com muita eficácia sobre um dos efeitos colaterais que podem acontecer em função do tratamento ou da própria doença: a dor.
A maioria das técnicas utilizadas para amenizar ou eliminar a dor são medicamentosas e precisam ser definidas de maneira individualizada.
Raras situações necessitam de intervenção cirúrgica. Importante ressaltar que, diferentemente do que diz o senso comum, a presença de dor não está, necessariamente, ligada à piora do paciente em relação ao câncer.
Atualmente, o tratamento da dor faz parte do protocolo dos cuidados oncológicos e os pacientes tratados no IOSR contam com esse recurso dentro da clínica.
Hematologia
Hematologia é a especialidade responsável por cuidar das doenças do sangue e dos gânglios. Na Oncologia, o médico hematologista atua no diagnóstico e tratamento de doenças, como leucemia, linfoma, mieloma e síndromes mieloproliferativas e mielodisplásicas. Além disso, também dá suporte no tratamento de eventuais efeitos colaterais relacionados à quimioterapia.
Entre as indicações para realizar uma consulta com o hematologista estão alterações em exames de sangue, aumento de gânglios, anemias em que a causa não está definida. O diagnóstico, que pode indicar ou não uma doença oncológica, é realizado por meio de consulta clínica na qual o especialista levanta, entre outras informações, o histórico familiar do paciente, e exames de sangue (hemograma), das células da medula óssea (mielograma) e biópsias.
Cirurgia Oncológica
A cirurgia oncológica é a especialidade médica habilitada para o tratamento cirúrgico dos tumores. O cirurgião oncológico realiza desde procedimentos simples, como biópsia para diagnóstico e avaliação de resposta ao tratamento quimioterápico, até os de alta complexidade, envolvidos na ressecção completa do tumor.
Dentro do contexto multidisciplinar do tratamento oncológico, a equipe de cirurgia oncológica do IOSR tem por objetivo oferecer atendimento humanizado, com alta qualidade, visando o melhor resultado para os pacientes.
O time é composto por profissionais altamente especializados, atendendo nas áreas de:
- tumores do aparelho digestivo
- tumores cutâneos
- tumores de partes moles (sarcomas)
- tumores torácicos
- tumores de cabeça e pescoço
- tumores ginecológicos.
Farmácia
O paciente submetido à quimioterapia no IOSR conta com a tranquilidade de ter os fármacos utilizados em seu tratamento manipulados na própria clínica. A Farmácia destaca-se pela infraestrutura, especialização da equipe e seleção de fornecedores dos medicamentos, todas de acordo com os mais rígidos padrões nacionais e internacionais de qualidade e de segurança.
Enquanto o paciente que chegou à clínica é preparado pela Enfermagem para realizar sua quimioterapia, os profissionais da Farmácia conferem o prontuário, avaliando, entre outros aspectos, se a dosagem está de acordo com o peso da pessoa, o tratamento confere com o protocolo para aquele tipo de câncer. Qualquer dúvida é solucionada com o médico do paciente, antes de liberar a quimioterapia para a Enfermagem. Toda a manipulação é feita na área de segurança biológica da Farmácia, por profissional especializado e paramentado de acordo com normas internacionais de segurança.
Tripla checagem de prescrição médica e manipulação realizada exclusivamente por farmacêuticos também estão entre os fatores que conferem total segurança ao processo. Concluída a manipulação, a quimioterapia é enviada diretamente para a Enfermagem, devidamente acondicionada, por meio do elevador dedicado ao transporte de medicamentos e outros insumos.
Enfermagem
A equipe de Enfermagem é composta por profissionais que, além de curso de especialização, apresentam experiência superior a dez anos na área de Oncologia. A Enfermagem é responsável pela aplicação da quimioterapia e hormonioterapia (no caso de indicação de medicamentos subcutâneos).
No primeiro dia do tratamento quimioterápico, o paciente passa por uma consulta com a enfermeira. Essa profissional segue um roteiro para investigar todas as informações relevantes para o tratamento: histórico do paciente e familiar, medicamentos que faz uso, eventuais alergias etc. Além disso, orienta o paciente sobre o tipo de quimioterapia a que será submetido, possíveis efeitos colaterais, riscos de infecção por alimentação inadequada, cuidados com higiene corporal, convivência com animais de estimação etc.
Muito importante: os profissionais da Enfermagem do IOSR são preparados para acolher o paciente e seus familiares e dar todas as informações solicitadas sobre o tratamento, respondendo dúvidas e se colocando à disposição para qualquer informação.