Primeira 
Consulta

____

 

Quando procurar um oncologista

Na maioria do casos, o paciente que procura o IOSR - Instituto de Oncologia São Roque chega com diagnóstico de câncer confirmado por biópsia. São encaminhados por médicos de outras especialidades que realizaram o diagnóstico inicial da doença. Também há pessoas que procuram avaliação e indicação de exames de rastreamento em função da existência de casos de câncer na família.

 

Mais raros são os que passam a suspeitar de câncer com base em dados colhidos em diferentes fontes de informação, que vão de conteúdos publicados pela mídia a conversa com um amigo que sofre de câncer, e decidem procurar o médico oncologista. Para esse último grupo, o ideal é marcar uma consulta com seu médico clínico geral, ginecologista, urologista, pneumologista, conforme o caso, para falar sobre sua suspeita, antes de procurar um médico oncologista. Esse profissional terá condições de descartar ou confirmar a suspeita do paciente, por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, antes de encaminhá-lo para o oncologista.

____

 

Primeira consulta oncológica

Na primeira consulta o paciente deve trazer todos os exames que já possui, como resultados de biópsia, além de informações sobre diagnósticos e tratamentos anteriores. O médico oncologista examinará o paciente, fará perguntas para conhecer o seu histórico de saúde e de possíveis casos de câncer na família, além de passar informações sobre a doença, tratamentos. Já nessa consulta, podem ser solicitados exames complementares, como ressonância magnética e tomografia, o que permitirá a definição do tratamento a ser adotado.

 

A primeira consulta, em geral, dura cerca de uma hora. Mas poderá ser mais extensa se o médico oncologista achar necessário. O importante é acolher o paciente para que ele saia da consulta com suas dúvidas solucionadas e seguro para dar início aos exames de diagnóstico ou ao tratamento. Se surgirem dúvidas depois de deixar o consultório, o paciente sempre poderá entrar em contato com o médico oncologista.

Para a primeira consulta, se for possível, leve:

icones_ok.png

Resultados de exames de biópsia, imagem e laboratoriais anteriores, referentes à investigação de câncer.

icones_ok.png

Relatório do médico que acompanha doenças preexistentes.

icones_ok.png

O relatório do médico cirurgião, caso já tenha feito cirurgia em função de câncer.

icones_ok.png
icones_ok.png

Informações sobre eventuais casos de câncer na família, principalmente em parentes de primeiro grau (tipo da doença, idade em que a pessoa apresentou o câncer etc)

Uma lista com o nome e a dosagem de remédios de uso contínuo e por que a medicação foi indicada.